Publicado em: 04/04/2023
Muito tem se falado sobre a independência do Banco Central nos últimos dias.
A discussão gira em torno da definição da Taxa Selic e todas as suas implicações. Hoje o Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo e seus impactos são sentidos por toda a população, desde os trabalhadores informais até você, empresário.
Na prática, cada vez que a taxa básica de juros é alterada, segundo os objetivos do Banco Central, todos são afetados, de uma forma ou de outra.
Ou seja, se a taxa aumenta, fica mais caro tomar crédito no mercado, uma vez que as Instituições Financeiras se baseiam na taxa básica para formar o seu “custo dos empréstimos”.
Quando analisamos os principais indicadores de desempenho das empresas, um dos índices mais importantes é o WACC (Weighted Average Cost of Capital), que na prática é o Custo Médio Ponderado de Capital. Ou seja, os custos que a empresa buscou para financiar seu capital estão embutidos em uma única média (capital próprio, ou fontes internas e o capital de terceiros, como os bancos e investidores).
Seja para o dia a dia da empresa (capital de giro), como para projetos de investimento, modernização etc., é importante que você acompanhe esse indicador, buscando sempre um equilíbrio com a rentabilidade da operação para melhorar as margens e a competitividade do seu negócio.
O WACC também é uma medida muito importante na hora de calcular o valor da sua empresa (valuation), então se esse indicador ainda não faz parte das suas decisões, fique atento!
Ficou com alguma dúvida sobre como isso tudo impacta o seu negócio? Nos links abaixo falamos um pouco mais sobre esses temas:
VALUATION: http://bit.ly/3Iqv3A9
GESTÃO FINANCEIRA: http://bit.ly/3Ir1Epw
Administrador CRA 20.29632-DF
Especialista em Finanças e Economia Comportamental
_______________________________________
*Imagem ilustrativa*Imagem ilustrativa